A plataforma MS Qualifica Digital, lançada oficialmente em abril de 2025, tem como objetivo principal aumentar a empregabilidade da população sul-mato-grossense, oferecendo cursos gratuitos, vagas de emprego, por meio de um sistema de navegação acessível e inclusivo, voltado a trabalhadores, empresas e instituições de ensino.
E para conhecer seus detalhes e poder replicar aos associados, o Sindha MS – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação participou da reunião de apresentação da plataforma, realizada pela Sequalit – Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho, da Semadesc – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, com os representantes de sindicatos, associações e entidades do setor produtivo.
Cristiano Trevisan, diretor do Sindha MS, que na reunião representava o presidente Juliano Wertheimer, falou sobre a iniciativa da Semadesc. “Todas as ações voltadas para a empregabilidade e qualificação da mão de obra são sempre muito bem-vindas, pois essa é uma questão que afeta diretamente tanto as empresas do setor de hospedagem, quanto de bares e restaurantes. A plataforma MS Qualifica Digital será uma ferramenta fundamental para os empresários”.
O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, destacou a importância do diálogo com os setores produtivo e trabalhista na construção de políticas públicas de inclusão e empregabilidade. “Estamos comprometidos em fortalecer cada vez mais as relações entre o governo e as entidades representativas dos trabalhadores e do setor produtivo”, afirmou.
Esaú ainda reforçou o papel das instituições parceiras. “Esse evento foi pensado para sensibilizar e engajar as entidades como multiplicadoras da plataforma. Juntos, podemos promover mais oportunidades de emprego e renda, construindo um ambiente econômico mais forte e inclusivo para Mato Grosso do Sul”, acrescentou.
Além do Sindha MS, participaram do evento a Abrasel no MS, Senai, CETER/MS, Sinduscon-MS, SIMEMAE, SICADEMS, Biosul, Assomasul, SINDIGRAF, SINDPAN, STIMMMEMS, SIAMS, Sindicargas, SINPACEMS, Superintendência do Trabalho, Sinduscon, SINDICOURO, SINTRACOM, FETRICOM/MS.
A plataforma está disponível pelo site msqualifica.ms.gov.br e pelo aplicativo MS Digital (Android e IOS). Veja abaixo como funciona a plataforma: