Portal do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de MS

Após audiência, Solurb continuará a atender grandes geradores por mais 30 dias

Compartilhe essa publicação:

A empresa CG Solurb, concessionária responsável pela coleta na cidade, seguirá recolhendo o lixo de bares, restaurantes, hotéis, supermercados, indústrias e outros estabelecimentos de Campo Grande, enquadrados como grandes geradores de resíduos, até 31 de agosto.

A decisão foi tomada em audiência de conciliação conduzida pelo juiz Ariovaldo Nantes, com participação da Solurb, Prefeitura, Ministério Público, após negociação encabeçada pela FIEMS e que contou com a participação e colaboração ativa do Sindha MS e outras entidades como a Abrasel e a AMAS.

O presidente do Sindha MS – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, Juliano Wertheimer, afirmou que essa é conquista importante. “O anúncio do fim dos contratos com a Solurb foi bem preocupante, pois os valores orçados pelos empresários estavam até cinco vezes maiores, o que, com certeza, afetaria a gestão dos negócios. Esse prazo nos dá a oportunidade de buscarmos alternativas e tenho certeza que em breve traremos boas notícias para nossos associados e empresariado em geral”, afirmou.

Entre 300 e 600 estabelecimentos da Capital se enquadram como grandes geradores, aqueles que produzem mais de 50 quilos de resíduos por dia. O prazo extra até 31 de agosto será utilizado para novas rodadas de negociação entre Solurb, Prefeitura, Ministério Público e Fiems, com mediação do Poder Judiciário. O objetivo é encontrar uma solução definitiva para o fim do serviço privado pela concessionária, previsto no acordo homologado judicialmente em 2024, sem causar prejuízos operacionais ao setor produtivo. Até lá, a coleta de lixo dos grandes geradores seguirá sendo realizada normalmente pela Solurb, que deve divulgar novas orientações às empresas nos próximos dias.

Rolar para cima