O presidente do Sindha MS – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, e presidente do Cetur MS – Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, Juliano Wertheimer, participou do evento Turismo Sustentável – Certificação e Futuro, realizado pelo Sistema Fecomércio MS (Fecomércio MS e Senac MS), realizado nesta quarta-feira, 19, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
O evento contou com a entrega das certificações internacionais de sustentabilidade Good Travel Seal à empreendimentos do trade turístico de MS, com o lançamento da certificação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e uma palestra com Thiago Akira, que teve o tema “Turismo sustentável em alta: o marketing verde como diferencial no turismo.
O presidente do Sindha MS e Cetur MS exaltou a certificação. “É uma garantia de que as nossas empresas estão adotando todas as práticas pelo desenvolvimento econômico, pela preservação do meio ambiente e, também, ao desenvolvimento do destino turístico e seu entorno. São pilares que trazem mais competitividade, principalmente, para o turismo internacional, onde – cada vez mais – se busca destinos que se preocupam com essas questões”.
Para o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, o turismo “é uma peça fundamental para o desenvolvimento, mas para transformar esse potencial em prosperidade duradoura, precisamos de excelência e compromisso com a sustentabilidade”. O dirigente afirmou que a competitividade do nosso estado no mercado global depende da qualidade e da confiança que entregamos ao nosso visitante. E o caminho mais seguro para garantir isso são as certificações. Não podemos falar de turismo sem falar de sustentabilidade. E este é o cerne do trabalho do Sistema Comércio MS. Por meio do nosso braço educacional, o Senac MS, e em parceria com a Green Destinations, construímos uma jornada sólida”.
O Sistema Comércio MS aderiu ao programa Certificação de Gestão Sustentável para Empreendimentos Turísticos Good Travel Seal, da Green Destinations, em 2021. A Green Destinations é uma fundação, sem fins lucrativos, que apoia destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de Certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. É acreditada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), organização de âmbito mundial que atua como organismo acreditador de entidades certificadoras e reconhece programas e selos de turismo sustentável, e dispõe de diretrizes claras e transparentes de avaliação e promoção.
Durante a cerimônia, aconteceu o lançamento da certificação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, o primeiro do país a contar com esse tipo de certificado. Outras seis empresas também receberam suas certificações Good Travel Seal e reconhecimento de melhorias de práticas sustentáveis: entre elas o Bioparque, Estrela do Formoso e Parque Ecológico Rio Formoso. Foram recertificadas as empresas Estância Mimosa, Estância Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, além do Restaurante escola Terradaságuas, adeptas dos projetos desde 2023.
Participaram do evento o vice-governador Barbosinha, o secretário da Semades, Jaime Verruck, além de empresários, dirigentes do setor produtivo, do trade de turismo e representantes políticos.