Portal do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de MS

Sindha MS avalia crescimento do turismo da capital

Compartilhe essa publicação:

crescimento do turismo

O aumento de 28.75% no número de empresas registradas no Cadastur é visto como retomada do crescimento do turismo pós-pandemia e comemorado pelo Sindha MS – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul.

O Cadastur, um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turismo do país, mostra um resultado significativo para Campo Grande. De acordo com a pesquisa, no ano de 2020, o cadastro apontava apenas 444 empreendimentos registrados, enquanto em 2024, o número passou para 533, apontando um percentual de 28,75%.

Outro dado favorável para o setor foi o aumento dos guias de turismo. Os prestadores de serviços cadastrados tiveram aumento de 56,52%. E, as agências de viagens que eram 196 no ano de 2020, atualmente somam 245, marcando um crescimento de 25%. Ainda, restaurantes e similares, que em 2020 havia apenas 20 empresas cadastradas, este ano passou para 75 registros.

Para o presidente do Sindha MS, Juliano Wertheimer, manter a empresa no cadastro é uma forma de fortalecimento do setor. “A retomada da economia ainda é uma urgência e em nosso setor não é diferente. Vencemos algumas batalhas para alavancar o que ficou estagnado com a crise econômica e com o período de pandemia e, ver as empresas abrindo suas portas, entrando no CadasTur, se mostrando de alguma maneira é bastante positivo. O setor de turismo é amplo e sempre pode crescer um pouco mais”.

Wertheimer também pontuou que o cadastro eleva o município no ranking do Mapa do Turismo. “É sempre bom reforçar que quem se cadastra tem benefícios. E, além disso, ajuda a fomentar o turismo na região, movimenta a economia. O empresário ganha, o turista ganha e toda a cadeia se desenvolve”.

CadasTur — Crscimento do turismo

É um cadastro que garante diversas vantagens e oportunidades aos que fazem parte, além de ser uma importante fonte de consulta para o turista. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com órgãos oficiais do setor nos 26 estados e no Distrito Federal, sendo obrigatório para acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e guias de turismo.

Para os cadastrados, o Ministério do Turismo possui linhas de crédito e acesso a cursos de qualificação.

Scroll to Top