Considerado o maior evento de divulgação científica do mundo em número de cidades participantes, o festival internacional Pint of Science tem uma proposta é simples e poderosa: levar a ciência para fora dos muros da academia e aproximá-la das pessoas, com conversas leves, acessíveis e informativas em bares e cervejarias da cidade.
E para celebrar os 10 anos do festival, Campo Grande se une a outras 168 cidades do país, em encontros que ocorrerão nos dias 19, 20 e 21 de maio, simultaneamente, na Capivas Cervejaria, que é associada Sindha MS, e na Koch Bier Cervejaria, sempre a partir das 19h30.
Pesquisadores e pesquisadoras da UFMS, FIOCRUZ-MS, UCDB, UEMS, Embrapa e SEMADESC irão abordar temas como saúde mental, mudanças climáticas, vírus pouco conhecidos, dinâmicas ecológicas no Pantanal, células-tronco, fungos resistentes, identificação humana, políticas públicas ambientais e muito mais.
O proprietário da Capivas Cervejaria, Luis Sakate, explicou que essa é a 3ª edição do evento que eles recebem. “Todas as edições foram maravilhosas pois acreditamos que trazer o conhecimento para fora da Universidade estoura a bolha acadêmica e faz este conhecimento ser acessível a mais pessoas. Nós realizamos diversos eventos em parceria com grupos de Universidades por isso o convite para receber o Pint of Science acabou acontecendo de forma natural e fortaleceu ainda mais este laço. Uma vez que este é o maior evento internacional que leva a ciência para bares e restaurantes, promovendo conversas acessíveis e descontraídas entre pesquisadores e o público”.
Sakate falou ainda sobre como participar de eventos ajuda a movimentar a casa. “Nós procuramos nos associar a movimentos locais já existentes, como dança, cinema, moda e artes visuais. Além disso, participamos semanalmente também de feiras gastronômicas em diversos bairros, com o nosso caminhão de cerveja artesanal. Acreditamos que nos associar a movimentos culturais locais traz uma forma diferente de entretenimento e traz um público bem diverso”.
“Um evento como este é super especial para a casa e traz a oportunidade dos clientes experimentarem cultura local de forma descontraída. Nós acreditamos há um grande poder em tornar acessível tanto o consumo de Cervejas Artesanais quanto eventos culturais, que por vezes são produtos elitizados”, finalizou o empresário.
Entre os destaques da programação estão mesas como: “Entre Desafios e Descobertas: Reflexões Sobre Saúde Mental”, com a pesquisadora da Fiocruz-MS, Sílvia Moraes, discutindo experiências com adolescências; “Das cinzas às cheias, quantas vidas tem o Pantanal?”, com estudos sobre o impacto do fogo e da água na biodiversidade pantaneira; “Salve-se Quem Puder: Estratégias Para Não Deixar a Terra no Forno”, que traz reflexões sobre o papel das políticas públicas frente às mudanças climáticas.
Segundo a coordenadora local do festival em Campo Grande-MS, Profa. Dra. Ana Paula Marques, o evento “é uma oportunidade única de mostrar que ciência se faz aqui, com excelência, e que precisa estar cada vez mais próxima da população”.
A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer aos locais e escolher uma boa companhia para brindar à ciência. Acesse a programação https://pintofscience.com.br